Hematologia – o que é?

Avatar

A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue, sendo eles as hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.  A Hematologia também estuda a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos) pela medula óssea, baço e linfonodos. Saiba um pouco mais dessa área através de nosso artigo!

hematologia sangue

O estudo da Hematologia tem como base o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas. Ainda que não saiba muito a respeito da Hematologia, em algum momento da vida você recorreu ou irá recorrer a ela.

Explicando de uma maneira melhor, a Hematologia é, tecnicamente, uma mistura de Medicina, Biologia e Farmácia. Trata-se de uma especialidade médica que estuda as propriedades sanguíneas. Assim, ela analisa causas e tratamentos de doenças que afetam o sangue.

Origem do termo Hematologia

O sangue humano é divido em três tipos de células, e cada uma delas desempenha uma função: os glóbulos brancos ou leucócitos, que realizam a defesa do organismo contra agentes invasores, as plaquetas, que fazem a coagulação no caso de feridas, e os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, que carregam proteína para nutrir o corpo e deixam o sangue com a coloração avermelhada.

A área foi batizada como Hematologia para significar “estudo do sangue”, remetendo a estes três componentes. Cada um deles possui uma quantidade mínima e máxima considerada saudável no organismo. Qualquer falta ou sobra significa que algo está errado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, o hematologista é um cientista responsável pelos exames e estudos sobre o sangue. Não examina pessoas, apenas realiza pesquisas. O serviço na área da Hematologia concentra-se basicamente em laboratórios, pois o trabalho é iniciado apenas quando o médico percebe algo de diferente em algum paciente e o encaminha para exames de sangue.

Tratamento

Os tratamentos são realizados a partir de remédios ou transfusão de sangue e medula óssea, por isso a doação de sangue é tão importante. Milhões de pessoas sofrem com doenças hematológicas por ano, e a Hematologia sozinha não pode solucionar a questão. É necessária também a consciência do ser humano para ajudar o próximo.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário! Qualquer dúvida, ficaremos felizes em responder.

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
Precisando de uma consulta médica?