O que estuda a Fonoaudiologia?

Avatar

Se ouvir, entender, falar, ler, escrever, comunicar-se e alimentar-se são ações comuns no nosso dia a dia e essas habilidades não são executadas plenamente, é necessária a intervenção do fonoaudiólogo.

A Fonoaudiologia é a ciência que estuda as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica mais complexa que o sistema nervoso pode processar, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição.

A atuação desse profissional que atua em Fonoaudiologia é bastante envolvente, podendo iniciar-se logo ao nascimento e estendendo-se até a terceira idade e este trabalho pode ser realizado em diferentes locais, como escolas, creches, hospitais, clínicas e no próprio domicílio do paciente.

 

Área Hospitalar

Na área hospitalar, o fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação, diagnóstico e reabilitação de distúrbios da comunicação (linguagem oral e escrita, voz, fala e audição) e da deglutição e presta atendimento tanto em consultório quanto à beira do leito.

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático incluindo a região cervicofacial.

O profissional da área de fonoaudiologia tem ampla autonomia, não sendo subordinado ou mero auxiliar de outras áreas do conhecimento ou especialidades, pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, hospitais, centros especializados em diagnósticos, instituto gerais de perícia, centros de referência em saúde do trabalhador.

Pode também,  auxiliar o poder judiciário no âmbito das perícias judiciais que envolvem a área da audição, fala e linguagem, equilíbrio e demais áreas correlatas, nas esferas cível, trabalhista e criminal, em creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, unidades de referência para a média e alta complexidade de procedimentos do SUS, emissoras de rádio e televisão, teatro, atendimento domiciliar, empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de habilitação e reabilitação, entre outros.

CTA BLOG

Quer saber mais dicas sobre Fonoaudiologia e mais áreas da saúde? Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro de todas as nossas especialidades!

Não encontrou aqui todas as informações que buscava? Deseja ser atendido por um de nossos especialistas? Clique no link abaixo e agende sua consulta:

AGENDE ONLINE!
Precisando de uma consulta médica?